Projetos Rato de Biblioteca e Ciência na Escola - Visita de Estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo - JI de Caminha

No âmbito dos projetos Rato da Biblioteca e Ciência na Escola o JI de Caminha está a pesquisar o tema "As Outras Caras do Bacalhau" . Como este ano o tema da fundação é " Gente da Nossa Terra", no verão descobrimos, através da agenda 21, uma exposição que esteve patente no mês de agosto, que aproximadamente, 800 pescadores do nosso concelho já praticaram esta actividade profissional nas décadas 60/70/80, por essa razão, queremos saber mais sobre as vidas destes homens do mar e das dificuldades que passaram, pois sabemos que nessa altura eram tempos muito difíceis. 

Ao longo desta pesquisa iremos recolher testemunhos de quem vivenciou esta arte. Também iremos descobrir as características do bacalhau, o trajeto que este faz desde do mar até ao prato das famílias portuguesas... 

O primeiro passo já foi dado, no dia 6 de novembro, alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação realizaram uma visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo. 

Foi fantástico! Descobrimos coisas impressionantes sobre o bacalhau, mas sobretudo as difíceis condições em que os pescadores do nosso concelho viviam.
Aqui fica uma mostra daquilo que aprendemos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão