Dia Mundial da Rádio - Projeto Ponte nas Ondas

Hoje, Ponte nas Ondas assinalou, tal com o o faz todos os anos, o Dia Mundial da Rádio. O Dia Mundial da Rádio é no dia 13 de fevereiro mas, este ano, coincidiu com o Carnaval, por isso adiou-se a data para o dia 21.
Neste Jornada de 5 horas as ondas da Rádio emitidas de Afife e de Pontedeume, na Corunha, estabeleceram, mais uma vez ponte de encontro entre a cultura galega e a portuguesa.
Encarregaram-se dessa tarefa alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Caminha e os do Instituto de Ensino Secundário de Beamo.
Contamos com a colaboração da Rádio Popular Afifense.
O programa foi produzido ora na Galiza, ora em Afife. Para que fosse possível, foi realizado um trabalho minucioso que requereu investigação e tratamento da informação, o que muito contribuiu para maior e melhor conhecimento da realidade.
A Jornada começou na Galiza às 8:00 horas. Às 9:00 horas iniciaram-se as emissões em direto, a partir do estúdio de Afife. Começaram as crianças do Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora que falaram sobre as ervas aromáticas e a sua importância na vida das pessoas. Às 10:15, 11:15 e às 12:15 trataram-se os temas Desporto Escolar, Serração da Velha e o Desporto no Município de Caminha. Os alunos do 12.º ano, do Curso Profissional de Turismo, da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora conduziram o programa: introduziram os temas, fecharam os vários momentos da emissão e conduziram as entrevistas que realizaram a alunos, educadoras, à Coordenadora do Desporto escolar, a atletas e ao vereador de Desporto da Câmara Municipal de Caminha.
Houve ainda um momento de saudade manifestada por uma professora do Centro Escolar de Sangriñas, de A Guarda, que, durante muitos anos, trabalhou com Ponte nas Ondas. Recordou, juntamente com Xerardo, o trabalho colaborativo que foi efetuado com a saudosa professora Filomena Cruz, professora do nosso Agrupamento de Escolas.
A inovação técnica deste evento foi a transmissão, via facebook, em direto integral, com som e imagem, a partir da Ponte na Ondas, um projeto que visa a promoção de atividades culturais e pedagógicas, assim como a promoção da identidade dos dois povos, galegos e portugueses, na recuperação e difusão do património cultural comum.
Foi uma Jornada agradável e rica para todos. Agradece-se a disponibilidade de todos os intervenientes, Rádio Popular Afifense, técnicos envolvidos, professores, alunos, crianças, autarquias. 








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão