EB1 de Vilarelho ::: Os Bombeiros de Caminha visitaram a nossa escola no Dia Internacional do Bombeiro

Ontem, sexta-feira, dia 4 de maio de 2018, celebrou-se o Dia Internacional do Bombeiro. A data foi estabelecida no ano de 1999 após a trágica morte de cinco bombeiros num violento incêndio na Austrália. A nosso convite e durante a tarde, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha visitou a nossa escola e fez-se representar por Filipe Silva, bombeiro de primeira, José Mesquita, bombeiro de primeira, António Castro, bombeiro de segunda, Adriana Gonçalves, bombeira de terceira, e Gaspar Passos, bombeiro de terceira, que com eles trouxeram uma ambulância do INEM e um VLCI (Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios).

A visita constou de dois momentos principais. O primeiro foi a apresentação e demonstração, perante todos os alunos, de um ARICA (Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto) que é um equipamento respiratório usado por bombeiros quando precisam de atuar em ambientes potencialmente tóxicos, com um baixo teor de oxigénio. Este equipamento permite ao bombeiro, através de uma máscara própria, respirar o ar proveniente de garrafa(s) de alta pressão que transporta às suas costas. É um equipamento vital para a sobrevivência de um bombeiro em situações de risco. O segundo momento foi uma visita guiada e explicação do funcionamento dos equipamentos existentes tanto na ambulância como no VLCI.


Nesta aula fantástica, os professores foram os cinco bombeiros que connosco estiveram. Foi notável a atenção dedicada por todos os alunos às explicações dadas e o olhar de admiração com que contemplavam aquelas cinco pessoas, em especial a bombeira Adriana que, com o seu sorriso sempre presente, os fez perceber, a todos, aos meninos e às meninas, que os bombeiros, outrora uma atividade apenas reservada aos homens, hoje contam com todos os que defendam o seu lema "VIDA POR VIDA", sejam homens ou mulheres.

Fica, por último e através destes cinco bombeiros, o nosso sentido agradecimento e a nossa sincera homenagem à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha e, nela, a todos os bombeiros do nosso país, voluntários e profissionais, que tantas vezes põem a sua vida em risco para socorrerem os seus semelhantes, sem as condições necessárias para desempenharem tão difícil tarefa e sem o imprescindível reconhecimento pela nobreza dos serviços prestados.

Para ver o álbum fotográfico completo, clique aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Almoço de Natal no AE Coura e Minho

Reconto da história " O Gato das Botas "

EBS do Vale do Âncora :: DAC “Monitorização da duna dos Caldeirões” :: a visita no primeiro dia de verão